Mais vendidos

veja mais...

Identificando problemas no HD

Problemas no HD causam travamentos, tela azul, reinício, sistema lento, entre outros. Saiba identificar se seu HD não está travando o funcionamento do computador

Atualizado

Seu computador está travando constantemente ? As vezes o mouse fica parado sem responder e derrepente ele dispara ?

Sabia que você pode estar com problemas no HD e isto é muito sério !

O HD (Hard Disk) ou Disco Rígido é uma das peças que mais apresenta defeitos em um Computador Desktop ou Notebook.

Atualmente em suas grandes capacidades, os HDs domésticos são compostos de diversos discos internos dentro dele. Estes discos são magnéticos e com uma movimentação mecânica, bem semelhante a um disco de vinil.

A diferença é que no HD os dados são gravados e lidos com uma (ou várias) cabeças de leitura e gravação magnéticas. Como você deve supor, em um espaço físico bem pequeno contém uma quantidade imensa de informações.

A velocidade de rotação destes discos é de 5.400 ou 7.200 RPM (rotação por minuto) e a distância da cabeça em relação ao disco é muito pequena.

Juntando tudo isto, temos uma bomba nas mãos !

Muitos usuários não cuidam bem de seus HDs, manuseando seus computadores (e principalmente notebooks) sem muito cuidado. Cada tranco ou batida pode ser fatal para seu HD.

Já parou para pensar quantas vezes você tirou seu notebook de uma mesa e colocou em outra ? Pois bem, com este simples movimento você pode quebrar alguma cabeça (ou mesmo o disco) e… Com isto você poderá perder todas as informações contidos nele.

A tecnologia SSD vem para substituir isto, com uma velocidade maior e uma forma mais segura de armazenar suas informações, eu até já fiz um artigo sobre isto que você pode ler aqui.

  SSD 'virou' SATAFIRM S11

Só que neste artigo trataremos de como identificar uma falha ou mesmo previnir uma falha no HD identificando o começo de um problema.

Existem diversos softwares que fazem este diagnóstico, mas deixarei para download aqui um software que é trial, ou seja, você instala e utiliza com algumas limitações, porém para o que queremos saber é mais do que o suficiente…

Este programa chama-se HD Sentinel Pro

Ao instalá-lo, de forma convencional com o Next, Next e Finish (rs) teremos esta tela com um breve diagnóstico do nosso HD.

O que prestar atenção

Teremos que verificar sempre estes pontos, eles são os principais:

Tela inicial do HD Sentinel
Tela inicial do HD Sentinel

O parâmetro HEALT indica a saúde do HD – Neste marcado com problema

Na caixa verde diz 5717 erros durante a transferência de dados.

Na PERFORMANCE indica somente a velocidade do HD, no caso 100%, mas é um ótimo indicativo para saber se seu HD está deixando o sistema lento.

Mas tem mais coisas, na aba SMART também tem mais informações que podem em algum momento ter relevância.

Erros no HD - Informação do SMART
Erros no HD – Informação do SMART

Note um erro na parte superior.

Só que o primeiro é o principal mesmo. Se lá o HEALTH (saúde) estiver menos de 99%, eu já recomendo ficar com muita atenção, pois é um começo de problema. Tudo bem que se estiver 99% poderá demorar mais de 6 meses para dar um problema mais grave, mas o HD é traiçoeiro. Quando você precisa, liga o computador e ele não lê mais nada.

Bom, acusando qualquer problema é o ponto que você DEVERÁ manter backups regulares de tudo.

  Tudo sobre o HD externo

Agora, se aparecerem problemas de bad blocks (setores defeituosos) ou a tarja de HEALTH aparecer vermelha, você tem que trocar imediatamente o HD. Procure sempre colocar de boas marcas, como Samsung, Seagate, Fujitsu, Wester Digital, só para citar algumas.

Como é apresentado um HD saudável

Assim fica o programa quando o HD está em perfeitas condições

Um HD sem problemas
Um HD sem problemas

Neste caso, claro que é o HD ST3500413AS (disco D:) que está em perfeito estado de funcionamento.

Hora de mudanças

Falando agora na opção da troca do HD por um SDD (solid state drive), que é uma espécie de pen drive interno. Ele possui chips de memória, que diferente dos discos do HD são mais resistentes contra impactos. Os SSDs além de mais confiáveis, são muito mais rápidos que os HDs. Sua única restrição é o custo ainda um pouco alto em relação a seu antecessor, mas a diferença de preço cai ano a ano e hoje os preços de unidades pequenas já são mais próximos.

Mas, o importante é que quando o HD está com problemas devemos fazer a substituição por um novo. Erros no HD causam travamentos espontâneos, reinício repentino e mesmo erros de tela azul.

Sua opções são:

  • Instalar novamente o Sistema Operacional em um novo HD
  • Clonar o conteúdo do seu HD antigo no novo computador, desta forma não precisará copiar nada nem reconfigurar o sistema.

Após a troca do seu HD defeituoso, confira se todos seus arquivos foram copiados antes de efetuar o descarte do HD antigo (problemático).

Se o HD antigo tiver pouquiíssimos erros, estando com seu HEALTH entre 90 – 99% você ainda poderá utilizá-lo por algum tempo como um BACKUP de seus arquivos, mas mantenha o programa HD Sentinel instalado, pois assim que começar a diminuir o HEALTH você deverá descartá-lo de uma vez.

Importante: Antes de descartar seu HD antigo, formate-o ou exclua seus arquivos para que suas informações não fiquem disponíveis para outras pessoas.

HD, SSD, Travamento

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.