Função Soma do Excel não calcula automaticamente

Soma do Excel ou LibreOffice não recalcula automaticamente

Há muitos anos que presto serviço de suporte em computadores e não havia me deparado com este erro, aparentemente simples, mas demorei um bom tempo para encontrá-lo.

Não sou nenhum expert em Excel, porém quando me deparo com um problema em um programa (principalmente da Microsoft), sempre procuro encontrar a solução. (Deixei no fim do artigo a solução para o LibreOffice, caso alguém utilize)

Neste caso, um cliente que tenho há muitos anos me ligou e disse que as fórmulas do excel não estavam funcionando. Achei muito estranho e perguntei o que havia acontecido. Ele relatou que o computador travou, e ao reiniciar, esta planilha do excel não atualizava os valores de soma.

Pedi para que me enviasse por e-mail e comecei a busca.

Cálculo desabilitado no Excel

Isto foi o que encontrei em seu caso. Uma simples opção marcada ou desmarcada neste confuso menu do Excel muda tudo. Até porque você tem que estar bem familiarizado com o Excel para encontrar suas funções neste menu.

Assim estava o documento com a soma feita, funcionando normalmente

Excel - Fórmula soma não funciona

Excel – Fórmula soma não funciona

Após alterar o valor, ele deveria atualizar a soma, mas não ocorreu.

Excel - Valor alterado na célula, mas o total permanece

Excel – Valor alterado na célula, mas o total permanece

Para corrigir o problema, com o arquivo aberto, clique no menu “Fórmulas”, e depois em “Opções de Cálculo”

Excel - Menu Fórmulas

Excel – Menu Fórmulas

Note que na imagem acima o valor da soma permanece 60, mesmo totalizando 40.

Para corrigir, mude a “Opções de Cálculo” para “Automático”.

Excel - Reativar o cálculo automático

Excel – Reativar o cálculo automático

Com isso, a soma resultou no valor correto novamente. E todos os cálculos que você fizer também se atualizarão automaticamente.

Recalculando manualmente

Caso alguém utilize uma planilha muito grande, em computadores lentos principalmente, esta função de Cálculo é deixada desabilitada propositalmente.

Isto acontece porque dependendo da planilha, uma célula (um valor qualquer) pode resultar em muitos recálculos, e dependendo da sua velocidade de digitação, pode interferir no desempenho da Planilha.

Então, caso você queira deixar desabilitado, poderá recalcular sempre manualmente digitando a tecla F9 do seu teclado.

Mas isto é utilizado em casos muito específicos.

LibreOffice parou de recalcular

Para quem usa o Libre Office, se abrir a mesma planilha com o “recálculo desabilitado”, também não irá recalcular.

A opção que tem que ser alterada no Libre Office Calc é: Data > Calculate > AutoCalculate

LibreOffice Calc - Recalcular automaticamente

LibreOffice Calc – Recalcular automaticamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *