Função Soma do Excel não calcula automaticamente

Soma do Excel ou LibreOffice não recalcula automaticamente

Há muitos anos que presto serviço de suporte em computadores e não havia me deparado com este erro, aparentemente simples, mas demorei um bom tempo para encontrá-lo.

Não sou nenhum expert em Excel, porém quando me deparo com um problema em um programa (principalmente da Microsoft), sempre procuro encontrar a solução. (Deixei no fim do artigo a solução para o LibreOffice, caso alguém utilize)

Neste caso, um cliente que tenho há muitos anos me ligou e disse que as fórmulas do excel não estavam funcionando. Achei muito estranho e perguntei o que havia acontecido. Ele relatou que o computador travou, e ao reiniciar, esta planilha do excel não atualizava os valores de soma.

Pedi para que me enviasse por e-mail e comecei a busca.

Cálculo desabilitado no Excel

Isto foi o que encontrei em seu caso. Uma simples opção marcada ou desmarcada neste confuso menu do Excel muda tudo. Até porque você tem que estar bem familiarizado com o Excel para encontrar suas funções neste menu.

Assim estava o documento com a soma feita, funcionando normalmente

Excel - Fórmula soma não funciona

Excel – Fórmula soma não funciona

Após alterar o valor, ele deveria atualizar a soma, mas não ocorreu.

Excel - Valor alterado na célula, mas o total permanece

Excel – Valor alterado na célula, mas o total permanece

Para corrigir o problema, com o arquivo aberto, clique no menu “Fórmulas”, e depois em “Opções de Cálculo”

Excel - Menu Fórmulas

Excel – Menu Fórmulas

Note que na imagem acima o valor da soma permanece 60, mesmo totalizando 40.

Para corrigir, mude a “Opções de Cálculo” para “Automático”.

Excel - Reativar o cálculo automático

Excel – Reativar o cálculo automático

Com isso, a soma resultou no valor correto novamente. E todos os cálculos que você fizer também se atualizarão automaticamente.

LEIA  Microsoft Office não abre links (Excel, Word, Outlook, Powepoint)

Recalculando manualmente

Caso alguém utilize uma planilha muito grande, em computadores lentos principalmente, esta função de Cálculo é deixada desabilitada propositalmente.

Isto acontece porque dependendo da planilha, uma célula (um valor qualquer) pode resultar em muitos recálculos, e dependendo da sua velocidade de digitação, pode interferir no desempenho da Planilha.

Então, caso você queira deixar desabilitado, poderá recalcular sempre manualmente digitando a tecla F9 do seu teclado.

Mas isto é utilizado em casos muito específicos.

LibreOffice parou de recalcular

Para quem usa o Libre Office, se abrir a mesma planilha com o “recálculo desabilitado”, também não irá recalcular.

A opção que tem que ser alterada no Libre Office Calc é: Data > Calculate > AutoCalculate

LibreOffice Calc - Recalcular automaticamente

LibreOffice Calc – Recalcular automaticamente

WalmartBR

22 comentários em “Função Soma do Excel não calcula automaticamente

  1. Tive o mesmo problema… Se não fosse você ia ficar 2 horas procurando a solução, provavelmente reinstalar o Excel, passar anti-vírus, chamar um técnico, mesmo assim não ia resolver o problema… Ajudou demais. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.