Como identificar cabo Lightning original da Apple

O conector Lightning

Com a enxurrada de produtos chineses ficamos meio perdidos ao tentar comprar um Cabo Lightning original da Apple. Mais que nunca, estes cabos para iPhonesiPads tem que ser originais, pois o risco de danos ao aparelho para quem utilizar produtos piratas é muito grante.

E a Apple, como todos sabem, tem seus caprichos… Este cabo lightning é um exemplo perfeito dele. Ele tem as conexões muito pequenas e é envolto por uma tecnologia muito grande, pois o cabo é um componente muito propenso a falhas.

Se você utilizar de forma correta seu cabo original da Apple dificilmente terá problemas, a vida útil deste componente será imensa, desde que você use com certo cuidado.

Como identificar cabos originais de paralelos

Primeiro de tudo, existem 3 tipos de cabos. Os originais, os feitos por parceiros da Apple (homologados) e os falsificados.

Estes homologados pela Apple normalmente são cabos de boa qualidade, mas não são idênticos aos originais. Eles são identificados em suas embalagens com a sigla MFI (Made for iPhone).

Bom, mas aqui colocaremos as principais diferenças dos originais para os falsificados.

O conector lightning

O conector Lightning

O conector Lightning

Na foto acima vemos do lado esquerdo o falso e do direito o original. Eles são muito parecidos, mas você tem que atentar-se aos detalhes.

A parte da base (branca) do original é muito mais bem acabada e arredondada que sua cópia. Da mesma forma, os conectores são arredondados e na cópia eles são mais quadrados. A parte superior também tem uma leve diferença (acabamento).

O Plug USB

O plug USB

O plug USB

Original na direita e paralelo do lado esquerdo. A cor prateada é completamente diferente. Note que o paralelo parece “pintado” e o original é muito mais liso. A cor do original é fosca, enquanto do paralelo é levemente brilhante.

Flexibilidade do cabo

Flexibilidade do cabo Lightning

Flexibilidade do cabo Lightning

O da esquerda (falso) ao ser enrolado, percebe-se que é mais rígido que o original (direita).

Escrita no cabo

Escrita no cabo

Escrita no cabo

Alguns cabos falsificados não possuem alguma identificação, mas alguns tem e a diferença nesta foto é mais sutil.

O cabo original é o de baixo, com uma cor mais clara e seu Número Serial mantém a mesma fonte do restante escrito, o que podemos notar no de cima (paralelo), a fonte do número serial é diferente, além de ser mais escura.

Outros detalhes mais de perto

Alguns detalhes do cabo original Lightning que podemos observar bem de perto:

Trapézio na USB

Trapézio USB

Trapézio USB

Contatos da USB são dourados

Contato da USB

Contato da USB

Superfície do USB mais consistente e não possui detalhes

Acabamento USB

Acabamento USB

Parte interna da conexão USB não possui emendas, é uma peça só e não possui detalhes.

Parte interna USB

Parte interna USB

Mesmo assim, quer utilizar seu cabo paralelo e ele não carrega.

Ok, você entendeu as diferenças, mas mesmo assim possui um cabo que deseja utilizar eventualmente para carregar seu dispositivo.

Mas antes, saiba de uma coisa: Se seu cabo estiver com algum defeito ele poderá danificar seu telefone/tablet, como vemos na imagem abaixo

Cabo Lightning com defeito

Cabo Lightning com defeito

Se seu cabo estiver partido ou com mau contato, poderá até queimar seu telefone.

Este cabo ou acessório não é certificado

Em alguns casos o cabo simplesmente pára de funcionar, isto normalmente acontece em cabos não originais, e exibem a mensagem “Este cabo ou acessório não é certificado”, temos uma dica para carregar.

  • Desligue seu celular e deixe carregando por alguns minutos
  • Ligue novamente o celular
  • Verifique se o indicador de status de bateria aumentou.

Outros artigos relacionados

Confira as novidades do iPhone 7 Todas as novidades e características do iPhone 7 e 7 Plus. Câmera, bateria, botão Home e muito mais
Combinações de teclas de inicialização para MAC Algumas combinações de teclas para a inicialização em diferentes modos do MAC. Modo de segurança, Modo monousuário, Modo de recuperação e outras...
6 dicas para turbinar seu iPhone ou iPad Seis dicas para deixar seu iPhone ou iPad rapidíssimos, mesmo se o aparelho for de uma versão mais antiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *