Com a enxurrada de produtos chineses ficamos meio perdidos ao tentar comprar um Cabo Lightning original da Apple. Mais que nunca, estes cabos para iPhones e iPads tem que ser originais, pois o risco de danos ao aparelho para quem utilizar produtos piratas é muito grante.
E a Apple, como todos sabem, tem seus caprichos… Este cabo lightning é um exemplo perfeito dele. Ele tem as conexões muito pequenas e é envolto por uma tecnologia muito grande, pois o cabo é um componente muito propenso a falhas.
Se você utilizar de forma correta seu cabo original da Apple dificilmente terá problemas, a vida útil deste componente será imensa, desde que você use com certo cuidado.
Sumário
Como identificar cabos originais de paralelos
Primeiro de tudo, existem 3 tipos de cabos. Os originais, os feitos por parceiros da Apple (homologados) e os falsificados.
Estes homologados pela Apple normalmente são cabos de boa qualidade, mas não são idênticos aos originais. Eles são identificados em suas embalagens com a sigla MFI (Made for iPhone).
Bom, mas aqui colocaremos as principais diferenças dos originais para os falsificados.
O conector lightning

Na foto acima vemos do lado esquerdo o falso e do direito o original. Eles são muito parecidos, mas você tem que atentar-se aos detalhes.
A parte da base (branca) do original é muito mais bem acabada e arredondada que sua cópia. Da mesma forma, os conectores são arredondados e na cópia eles são mais quadrados. A parte superior também tem uma leve diferença (acabamento).
O Plug USB

Original na direita e paralelo do lado esquerdo. A cor prateada é completamente diferente. Note que o paralelo parece “pintado” e o original é muito mais liso. A cor do original é fosca, enquanto do paralelo é levemente brilhante.
Flexibilidade do cabo

O da esquerda (falso) ao ser enrolado, percebe-se que é mais rígido que o original (direita).
Escrita no cabo

Alguns cabos falsificados não possuem alguma identificação, mas alguns tem e a diferença nesta foto é mais sutil.
O cabo original é o de baixo, com uma cor mais clara e seu Número Serial mantém a mesma fonte do restante escrito, o que podemos notar no de cima (paralelo), a fonte do número serial é diferente, além de ser mais escura.
Outros detalhes mais de perto
Alguns detalhes do cabo original Lightning que podemos observar bem de perto:
Trapézio na USB

Contatos da USB são dourados

Superfície do USB mais consistente e não possui detalhes

Parte interna da conexão USB não possui emendas, é uma peça só e não possui detalhes.

Mesmo assim, quer utilizar seu cabo paralelo e ele não carrega.
Ok, você entendeu as diferenças, mas mesmo assim possui um cabo que deseja utilizar eventualmente para carregar seu dispositivo.
Mas antes, saiba de uma coisa: Se seu cabo estiver com algum defeito ele poderá danificar seu telefone/tablet, como vemos na imagem abaixo

Se seu cabo estiver partido ou com mau contato, poderá até queimar seu telefone.
Este cabo ou acessório não é certificado
Em alguns casos o cabo simplesmente pára de funcionar, isto normalmente acontece em cabos não originais, e exibem a mensagem “Este cabo ou acessório não é certificado”, temos uma dica para carregar.
- Desligue seu celular e deixe carregando por alguns minutos
- Ligue novamente o celular
- Verifique se o indicador de status de bateria aumentou.
Ola tenho um blog voltado para área de ti também eu gostaria que vocês dessem uma força
orangertecbr.blogspot.com.br
Olá Renato,
Vou entrar em contato por email
Ah mais fácil por aqui. Acabamos de abrir inscrição, caso queira
https://www.blogdainformatica.com.br/seja-um-autor/
Abraço
Alô tenho um blogue voltado para área de ti também eu gostaria que vocês dessem uma força
orangertecbr.blogspot.com.br