Está com problemas para acessar algum site seguro (https) como o site da Receita Federal, Bancos, Google ? O Avast faz um bloqueio em todas as páginas seguras.
Existem duas formas de resolver este problema. A primeira, que passarei aqui é desabilitar este escaneamento em todo o tráfego HTTPS.
Abra a interface do Avast e clique em Configurações
Clique em Proteção Ativa
No Módulo de Internet, clique em Personalizar
Desabilite o “Habilitar o escaneamento do tráfego HTTPS”
Depois clique em OK
Com esta alteração, todo o tráfego seguro (https) é liberado pelo Avast.
O tráfego seguro é utilizado em praticamente todos os sites que você faz login (bancos, webmail, etc).
(atualização em 17/06/2015)
Para conseguir acessar os sites seguros com o Avast sem ter que desabilitar toda a verificação em https, siga os passos abaixo:
Nas configurações do Avast, clique em Personalizar o SafeZone
Colocar o atalho do navegador ‘SafeZone’ na área de trabalho
Após habilitar a opção, clique em OK
Feche todas as configurações do Avast. Seu Desktop estará com mais estes dois ítens
Após isto, podemos iniciar o navegador em modo “SafeZone” e ele não irá escanear o tráfego https
Mas muito cuidado ao abrir um site neste modo, pois ele estará totalmente desprotegido pelo Avast.
Esta foi a única forma de resolver o problema. Com as próximas atualizações do Avast isto poderá ser corrigido.
Abraços e até a próxima.
Este artigo foi modificado em 14/10/2020 17:41
Ver comentários (34)
Oi Marcos
Muito grata pela dica. Estava com problema de acesso aos bancos e consegui após ler as instruções
Isso é complicado, pagamos mais para termos o certificado digital e o antivirus simplesmente bloqueia. Parabéns pelo post!
Gostei bastante de sua explicação, porém na versão que tenho do avast, em "parâmetros da safe zone" não há essa opção de acrescentar o atalho.... e não a encontro em lugar algum. Será que eles modificaram para não ser feito isso? Há algum outro antivirus que vc recomende? Ando bem chateada com o avast. Obrigada.
Olá Solange, a versão que está aí do Avast está antiga mesmo... Então tenho pego bastante computadores que não navegam na Internet por causa do Avast. Estou trocando a maioria por AVG e Avira. São muito bons também e não requerem registro. ;-)
Ola pessoal estou com um problema no meu site
pelo menos no meu pc o avast bloqueia quando vai finalizar uma compra .
Varias pessoas já ligaram reclamando que n conseguem finalizar a compra no meu site fora as pessoas que não ligam e compram em outra empresa
por favor preciso de ajuda
Olá Gustavo,
O que provavelmente está acontecendo é o certificado SSL do seu site que está com problemas, então o antivírus bloqueia por achar que é inseguro.
Verifique com seu provedor ou programados para resolver isto. As vezes já até foi resolvido por eles, sem nenhuma intervenção sua.
Abraço
Obrigada!!!
De nada !
Uma porcaria esse avast. Fiz de tudo mas ainda continua bloqueando o site, só fica conectando. Uma bosta.
Olá Ramon,
Realmente, muito chato isto acontecer. Principalmente depois de você pagar por um produto e ter que desinstalá-lo por causa disto.
Abraço
Oi Marcos! Ontem fui atualizar o avast e simplesmente agora não consigo navegar... aparentemente todos, estão desatibilatos. Chrome, Mozila, etc. Que faço?
Olá Vanderlucia,
As vezes o Avast bloqueia tudo, já peguei casos assim. Desinstale e instale novamente. Se tiver a licença premium, tenha os dados antes de desinstalar.
Abraço
Ola Marcos, poderia o avast tb estar interferindo no bom funcionamento do blackboard colaborate? tenho tido problemas com ele e não sei como resolver
Olá Humberto,
Não conheço este sistema, mas se ele estiver usando https pode interferir sim. Desabilite e tente.
Se funcionar com tudo desabilitado é o Avast. Troque pelo Avira ou AVG. A proteção é praticamente a mesma, porém não dão tanta incompatibilidade.
Abraço
Obrigado pela ajuda
Valeu Julez, dentada. Um abraço
Muito obrigado pela dica. Não estava conseguindo acessar um projeto do ShareLatex por causa desta configuração. Depois que desativei o escaneamento do https funcionou.
Olá Fabrício,
Muito bom saber que resolveu seu problema.
Abraço