Mais vendidos

veja mais...

Páginas falsas enganam consumidor. Saiba identificá-las

Muitos hackers criam páginas falsas na Internet para enganar o consumidor internauta. Saiba identificar e fugir dessa cilada.

Atualizado

Olá amigos e amigas. Hoje vou compartilhar umas dicas para você fugir das páginas falsas na Internet. Principalmente as páginas falsas de vendas de produtos.

Internet cresce a cada dia, e isto não é segredo para ninguém. Além do conteúdo on-line, as lojas virtuaisserviços digitais em geral crescem muito da mesma forma. Com isso, muitos hackers intensificaram as formas de ataques na Internet.

Entre os ataques que mais crescem são as páginas falsas (Fakers). Elas são cada vez mais sofisticadas e consequentemente mais difíceis de serem identificadas.

Mas, com estas dicas você ficará livre de todas.

Páginas falsas no endereço (url)

Página falsa do Ponto Frio
Página falsa do Ponto Frio (imagem Psafe)

Esta é a mais clássica. É sempre importante notar a url (endereço) antes de fazer qualquer ação na página. Neste caso, aparece um pontrofrio.16mb.xxx, que claramente não é a página do Ponto Frio, cuja url é pontofrio.com.br

Se você encontrar uma página dessas, feche imediadamente o navegador, pois ela deve possuir códigos maliciosos.

Segurança https

https nos sites
https nos sites

Da mesma forma, qualquer site hoje que não tenha https no início do endereço não tem “credibilidade na internet”. O Google Chrome já identificava há algum tempo a ausência do protocolo https, e agora o Firefox a partir da versão 52 também identifica.

Mais uma vez: Fique longe destas páginas. Em alguns casos, os desenvolvedores dos sites não implementaram ainda o https. Mesmo não querendo ser radical eu lhes digo: Não compre deste site. Se conhecer o dono ou se tiver um e-mail, envie para que tomem as providências necessárias.

  Ataque a roteadores pode comprometer sua segurança em bancos e apps

Note que nós (blogdainformatica) temos o https nas nossas páginas. Agora, se para o Google nos posicionar em suas pesquisas, imagina para fazer uma venda e receber seus dados de cartão de crédito ?

Páginas falsas do Facebook

Facebook - Páginas falsas
Facebook – Páginas falsas

Aqui um pouco do que estamos vendo na Internet. Qualquer um pode criar uma página com qualquer nome.

Muitas destas páginas vendem os produtos das lojas como afiliados, mas… Não dá para saber. Se a pessoa criou uma página com um nome tentando ludibriar você para chegar até a compra, eu realmente não dou crédito para isso.

Quando for procurar algo oficial, o Facebook indica isso.

Facebook - Páginas reais
Facebook – Páginas reais

Note que a primeira página que aparece está com um “tique” informando que é a página oficial da empresa. As outras abaixo, claro, são fake.

Diferenciar um afiliado de um fake

Redirecionamento de afiliados
Redirecionamento de afiliados

Aqui é uma coisa muito importante. Muitas pessoas que produzem conteúdo na Internet fazem suas vendas utilizando o sistema de afiliados. É uma forma de monetizar seu site. (Nós inclusive temos alguns links assim)

Na imagem acima você percebe que neste link de afiliado ele redireciona duas vezes: A primeira vai para um compre.vc e depois vai para o redir.lomadee que no caso é o afiliado. Mas o importante é ver que no final ele redireciona para o site oficial da americanas.com.

Desta forma, estas pessoas não estão tentando enganar o consumidor, apenas vendendo um produto por um preço baixo (muitas vezes com desconto) e eles são comissionados com um pequeno percentual da venda.

Repito: Isto é uma prática muito comum. Você encontrará links do tipo compre.vc, acesse.vc, bit.ly ou outro encurtador de links. Neste caso é sempre importante você verificar o endereço que a página abriu para saber se o site é verdadeiro ou não.

  E-mail falso da pCloud

Inclusive, esta prática que fez a Internet ter tanta informação como tem hoje.

Modificação de arquivo hosts

Windosws - Arquivo hosts
Windosws – Arquivo hosts

Este talvez seja o mais difícil de pegar. Alguns vírus ou trojans modificam o arquivo hosts do seu cmputador. Este arquivo é responsável pela “tradução” dos endereços IP para os nomes das páginas da Internet.

Algumas pessoas não sabem, mas a grosso modo, a Internet é povoada por Endereços IP, e os servidores DNS são responsáveis por saber qual o IP de determinado site.

Por exemplo, quando você digita americanas.com em seu navegador, o DNS traduz para o IP 186.234.196.180 (pelo menos hoje). E o site americanas.com está neste endereço.

Não acredita ? Abra seu Prompt de comando e digite ping americanas.com para ver o resultado

Então, voltando ao ponto, se seu arquivo hosts estiver “infectado”, ele redireciona para outro local, provavelmente uma página falsa.

Para verificar se seu arquivo hosts está ok, é simples: Seu arquivo deve conter somente uma linha:

127.0.0.1         localhost

E as outra com a # na frente, que são linhas comentadas.

Esta linha é para uso interno do Sistema operacional, se existir alguma outra, foi uma diretiva de alguém. Pelo nome você já poderá identificar se tem algo malicioso ou não.

Hosts corrompido
Hosts corrompido

Esta imagem acima mostra um arquivo hosts infectado. No caso, ele redireciona diversos sites de antivírus para 127.0.0.1, ou seja, não abre site de antivírus nem mesmo faz suas atualizações.

Para acessar seu arquivo hosts, abra o bloco de notas do seu Windows e abra o arquivo C:\Windows\System32\Drivers\Etc\Hosts

Para sistemas Mac Linux o arquivo hosts está em /etc/hosts

Proxies maliciosos

Usando servidor proxy malicioso
Usando servidor proxy malicioso

Da mesma forma do arquivo hosts os proxies entram antes do servidor DNS, o que faz seu computador identificar que a página americanas.com está em outro local, e lá tem uma página falsa (exemplo)

  E-mail falso de Notificação Extrajudicial

Importante ressaltar que muitas empresas utilizam proxies para você utilizar a internet, então em alguns casos, os proxies não são vilãos na história. Se você estiver com este computador em uma Internet Empresarial, veja com o administrador de redes se o proxy está correto.

Para localizar este proxy, abra Painel de Controle -> Opções da Internet -> Conexões. Deixar sempre o servidor proxyo uso de script em brancos.

Como se precaver destas pegadinhas ?

Bom, a história é meio repetitiva, mas um bom antivírus normalmente resolve os problemas de hostsproxies. O resto fica por conta do bom senso do usuário.

Você tem sempre que estar atento a tudo que está fazendo na Internet. Existem muitos golpes e vejo usuários sendo passados para trás todos os dias. A grande maioria das vezes é por inocência ou falta de atenção.

Então o mais importante é sempre ficar atento. Verificar se os endereços são realmente das lojas, verificar a segurança do site antes de colocar qualquer informação pessoal e manter o computador atualizado para que as brechas de segurança sejam corrigidas.

Fake, Hackers

Apoio

Participe da campanha!

Cafézinho

Quer me pagar um café? Pode usar a chave PIX abaixo

Chave PIX e-mail

[email protected]

Vídeos

Assista e se inscreva em nosso canal!

NEWSLETTER

Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades do blog, como dicas e tutoriais.

Não enviamos spams, fique tranquilo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.