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Atualização KB5006670 causa falhas em impressoras compartilhadas no Windows 10

Outra atualização da Microsoft que vem gerando problemas de impressoras compartilhadas. Veja métodos para contornar o problema.

Windows 10 erro de update

Mais uma vez a Microsoft disponibilizou uma atualização que causou falhas no sistema de impressão do Windows.

Parecida com a falha recente, que impedia a impressão em impressoras compartilhadas, mas um pouco diferente.

Erro 0x00000709

Os erros comuns são:

  • Ao tentar imprimir em uma impressora compartilhada na rede, o computador trava, ficando com a tela cinza clara e não fazendo mais nada até fechar o programa
  • Ao tentar instalar uma impressora via rede, ela aparece a mensagem de Erro 0x00000709

Como falado anteriormente, este erro é causado pela atualização no Windows 10KB5006670 e no Windows 11KB5006674.

Os sintomas para as duas versões do Windows são iguais.

Solução para o erro 0x00000709

Claro que a solução definitiva é a própria Microsoft que irá fornecer, em um futuro update, mas enquanto isso, vamos aqui com 3 formas de “contornar” o problema e conseguir fazer impressões nas impressoras compartilhadas da rede.

Importante: Esses procedimentos abaixo deverão ser feitos em todos os computadores, tanto os que hospedam as impressoras quanto os que imprimem neles como clientes

Solução 1: Desinstalar o update via Central de Atualizações

Essa é a solução mais simples e totalmente visual, sem a necessidade de digitar nenhum código.

Mas antes, sugiro que você deixe seu Windows Update parado até 15 de novembro pelo menos, para que a atualização não seja instalada sozinha depois de desinstalarmos.

Vamos então a configuração do Windows Update

Clique no botão Iniciar depois Configurações

Localize o Atualização e Segurança e clique nele

Atualização e segurança

Opções avançadas

Vá para o Pausar atualizações

Mudar data da pausa temporária do Update

Selecione uma data mais ou menos para uns 30 dias após hoje, assim terá tempo para a Microsoft resolver o problema

Colocar data para 30 dias

Clique em Voltar

Agora vá em Exibir histórico de atualização

Exibir histórico de atualização

Clique em Desinstalar atualizações

Atualização que causou o bug

Selecione a atualização KB5006670 e clique em Desinstalar

Selecionar e desinstalar o KB5006670

Confirme a desinstalação

Confirmar a desinstalação

Aguarde a conclusão

Aguardar a conclusão da desinstalação

Fique atento se não ocorre um erro, que é bem comum.

Se esse erro abaixo acontecer, a desinstalação não será feita e temos que partir para a solução 2

Verificar possível falha no procedimento

Solução 2: Via instalador autônomo do Windows Update

Nesta segunda opção faremos via Prompt de Comando

Abra o Prompt de Comando como administrador

Agora você digita o seguinte comando:

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wusa /uninstall /kb:5006670
Executando instalador autônomo

Mais uma vez, fique atento ao erro da desinstalação, se ele ocorrer, teremos que passar para a solução 3

Solução 3 : Substituir o arquivo win32spl.dll

Essa é a solução mais complicada, porém se você não conseguiu com as anteriores, terá que partir para essa.

Vá até C:\Windows\System32 e localize o arquivo win32spl.dll

Primeiro, crie uma cópia dele em algum lugar – para ter um backup do arquivo

Agora vamos mudar as permissões do arquivo, clicando com o botão direito do mouse e indo em Propriedades

Localizar o arquivo win32spl.dll

Vá até a aba Segurança e clique em Editar

Editar as permissões

Marque todas as opções de Permitir, depois clique em Aplicar

Aplicar as permissões

Confirme na tela seguinte

Confirmar as novas permissões

Agora vamos em Avançadas

Guia de segurança

Clique em Adicionar

Adicionar as permissões para um usuário

Clique em Selecionar uma entidade de segurança

Selecionar a entidade de segurança

Clique em Avançado

Busca avançada do usuário

Clique em Localizar agora e a lista de usuários será preenchida.

Localize seu nome de usuário – tem que ser um administrador, depois de selecionar, clique em Ok

Selecionar o usuário

Clique em Ok mais uma vez

Confirmar usuário

Coloque todas as permissões para esse usuário e clique em Ok

Atribuir permissões do usuário

Clique em Aplicar e Ok

Aplicar permissões do usuário

Confirme na tela seguinte

Confirmar permissões do usuário

Clique em Ok para confirmar tudo novamente.

Confirmar todas as alterações

Abra novamente o Prompt de Comando como Administrador e pare o spooler de impressão com o comando

net stop spooler
Parar o serviço spooler

Pegue uma cópia mais antiga do arquivo win32spl.dll de outro computador ou baixe aqui uma versão que deixei disponível.

Copie no lugar do antigo C:\Windows\System32 (lembre-se de ter tirado uma cópia do arquivo)

Confirme a substituição

Substituir o arquivo

Agora volte ao Prompt de Comando e ligue novamente o spooler de impressão com o comando

net start spooler
Iniciar o serviço spooler

Pronto, agora você conseguirá imprimir e adicionar impressoras compartilhadas novamente.

E a partir de agora é só aguardar a Microsoft disponibilizar uma atualização que corrija isso.

Abraços

Este artigo foi modificado em 28/02/2022 13:51

Ver comentários (2)

  • Muito obrigado pelo artigo, eu tive que lidar com esse erro mesmo e nossa, eu quase fiquei doido. Foi de muita ajuda o conteúdo valeu.

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